Dimmu Borgir: Ascensão e Queda?



É possível que todo o fã, em algum momento da sua vida, viu sua banda preferida cair de nível, lançando obras discutíveis ou então notoriamente ruins, sendo fracasso de crítica ou vendas, ou então os dois juntos. Trata-se daquele disco ou então de uma fase com vários lançamentos em que o artista, por alguma razão, se desvirtua da proposta original do seu som ou então não mantem a qualidade de outrora. Pode ser proposital – alguns chamam de “evolução” quando questionados – ou não, representando aí uma fase menos inspirada mesmo... Alguns admitem a falha, outros não; uns sentem orgulho mesmo sob críticas, outros pedem desculpas e muitos até fazem questão de esquecer, simplesmente não mencionando a existência desse material... Quando se trata de banda grande então, a tragédia e o trauma são ainda maiores, com as reações de artistas, crítica e públicos sendo ainda mais exasperadas. Como exemplos não faltam, cito aqui 10 casos que, na minha opinião, são monumentais e representam até hoje um soco no estômago do fã:
1) Metallica (“St. Anger”)
2) Celtic Frost (“Cold Lake”)
3) Morbid Angel (“Illud Divinum Insanus”)
4) Kreator (“Renewal”)
5) Iron Maiden (“Virtual XI”)
6) Megadeth (“Risk”)
7) Sepultura (“Nation”)
8) Morgoth (“Feel Sorry For The Fanatic”)
9) Fight (“A Small Deadly Space”)
10) Raven (“The Pack is Back”)

Na realidade trago esse assunto à tona porque mais uma grande banda pode estar caindo nesse abismo: o Dimmu Borgir, um dos maiores nomes  do Black Metal Sinfônico mundial, ainda não lançou seu novo álbum (“Eonian”), mas os dois singles já divulgados são simplesmente toscos e pobres frente ao material grandioso que a banda já produziu até hoje. Apesar de seu último álbum (“Abrahadabra”, de 2010) ser um bom disco, este sofreu críticas devido ao grande volume de orquestrações – desta vez gravadas por músicos de verdade e não por teclados como de  costume – e que acabaram se sobrepondo um pouco demais ao Black Metal característico da banda. Entretanto, 8 anos depois, a banda lança em Maio o álbum “Eonian” e (teoricamente) prometeu um som mais calcado nas suas origens, mas não foi o que se viu até agora.

As duas faixas liberadas até agora foram “Interdimensional Summit” e “Council of Wolves and Snakes”, ambas com vídeos bem produzidos, mas que revelam não apenas a questão do baixo nível musical, mas também um outro problema que considero grave, ainda mais se tratando de música extrema: a necessidade da banda em se manter no mainstream (sim, o Dimmu Borgir é um dos maiores nomes da Nuclear Blast), uma vez que ambos os vídeos tem um visual que mostra que o Marketing para esse disco foi cuidadosamente preparado pela gravadora, tal qual já ocorre desde 2007 com o álbum “In Sorte Diaboli”. Nesta época a banda adotou um visual calcado em armaduras; em 2010, o branco tomou conta, dando uma perspectiva gélida ao visual, e agora, o preto volta a reinar e todos usam capuzes (?), uma vez que nos vídeos e no material promocional divulgado até agora o visual da banda é todo assim. Me preocupa que um estilo baseado em músicas gélidas, rápidas, blasfemas e controversas possa ser cuidadosamente produzido e promovido. Isto cai bem para Metallica e Iron Maiden, mas para o Dimmu Borgir e o estilo praticado soa atípico e pouco natural.

Abrahadabra Promo

In Sorte Diaboli Promo

Em todo caso, coloco ambos os vídeos aqui e comento os dois. Vejam se estou delirando ou se  estou certo e a banda pode estar numa descrescente. Só o tempo e o disco completo dirão... Antes do vídeos, deixo uma pergunta no ar: Galder está com algum problema no pescoço, que o mantém torcido o tempo todo para a esquerda?.
Vamos aos vídeos:
    
 “Interdimensional Summit”

Chega a ser impressionante como o título “Nightwish from Hell”, visto nos comentários que se seguiram ao lançamento do vídeo, se aplicou tão bem: parece que o Nightwish, com toda aquela pompa, refrões, côros e melodias sinfônicas resolveu tocar Black Metal... Mas como não é a praia da banda, não deu muito certo... A música não tem aquele peso característico, parecendo até aquelas bandas de industrial com partes apenas com baixo e bateria, com as guitarras entrecortando a música... O refrão principal é ruim, alegre (!) e a música não engata. Em termos visuais, os pentagramas atrás da banda não ajudam, tendo um efeito “bandeira de pirata”, como se aquilo estivesse ali apenas para mostrar que a banda é do mal...  


“Council of Wolves and Snakes”

O Segundo single foi menos pior que o primeiro, mas manteve o alerta da falta de inspiração. Diferentemente  da primeira, esta música tem parte mais rápida – nada de blast beats, esqueça – mas mesmo assim é pouco inspirada e padece do mesmo problema sinfônico, contando ainda com o clichê de uma parte atmosférica burocrática, apenas para dar clima. Para piorar, uma parte tribal (?) surge do nada, o que, no fim das contas, ajudou apenas a diminuir a expectativa sobre o álbum... Sendo honesto, a única coisa legal até agora é a capa do disco, simplesmente belíssima.

Comentários

Postagens mais visitadas