Top 100 - As 100 Melhores Músicas do Metal - Parte 2


Depois de um tempinho, volto com a parte 2 deste Top 100, com as músicas que considero clássicos imperdíveis para qualquer amante de Metal

 11)  “Thriumph of Death” – Hellhammer / Album: “Apocalyptic Rayds” – Tom Warrior simplesmente conseguiu juntar nesta faixa um dos vocais mais desesperados que já vi/ouvi até hoje com um instrumental macabro e pesado que chega a dar medo. O riff inicial (leia-se “distorção”) e os gritos de horror dados por Warrior dão a impressão que ele estava no fundo de algum poço, passando por um tormento pesado, e que piora com a entrada dos demais instrumentos fazendo uma marcação quase tribal. Na sequência, o ritmo hipnótico, copiado por 10 entre 10 bandas de Black Metal, mosta a influência que o Hellhammer e no futuro o Celtic Frost teriam na música pesada.

12)  “Human Inseticide” - Annihilator/ Album: “Alice In Hell” – Thrash na sua mais pura essência: uma faixa rápida, com riffs avassaladores (Jeff Waters!), paradinha no meio e mais velocidade no final. Não é à toa que o Annihilator foi a banda nº 1 na gravadora Rodrunner por um bom tempo (até o Sepultura chegar e estragar tudo). Minha prefrida neste álbum, junto com “Alison Hell”, outro clássico.

13)  “Griffons Guard the Gold” - Picture / Album “Eternal Dark” – Simplesmente canto esse refrão sempre que ouço essa música, é mais forte do que eu! O heavy/Rock praticado pelo Holandês Picture neste álbum é maravilhoso, mas esta música é insuperável, com um andamento sensacional e um refrão que dá vontade de berrar a cada vez que é executado. Lindo demais!!!

14)  “Chapel of Ghouls” - Morbid Angel/ Album “Altars of Madness” – Quem gosta de Death Metal naturalmente conhece o Morbid Angel , um dos maiores nomes do estilo. Caso você não conheça, “Altars of Madness” é um clássico de ponta a ponta e “Chapel of Ghouls” é uma das músicas que o melhor representa, pois agrega a velocidade absurda da banda com variações espetaculares, cortesia do batera Pete Sandova, o pai dos “Blastbeats”. Um detalhe interessante é que esta faixa contém linhas de teclado, coisa pouco comum na época, mas que deu um toque sensacional a música.

15)  “God of Thunder” - Kiss / Album “Destroyer” – Na minha opinião, o Kiss tem vários clássicos, mas algumas músicas tem alguns diferenciais frente ao Rock padrão em que consiste a música do grupo: “God of Thunder” é simplesmente um embrião do Death n Roll que ficaria famoso com bandas como Entombed e Dismember. O andamento cadenciado e os vocais graves de Gene dão um peso sensacional a música, culminando num refrão contagiante. Dúvidas? Ouça o cover do Death para esta faixa e me diga se ela não foi feita a frente do seu tempo.
   
16)  “Hell´s Gates” - Omen / Album “Warning of Danger” – Lindo demais, apenas isso. Calma, não se trata de uma balada melosa: ocorre que o Omen deu a sorte de conseguir um vocalista com uma das vozes mais belas que já ouvi até hoje. J.D. Kimball é o nome do sujeito (infelizmente, falecido recentemente)  e ele simplesmente é destruidor nesse e em outros 2 albuns da banda (“Battle Cry” e “The Curse”). Voltando a faixa em questão, trata-se de um tema com muita melodia onde os vocais de Kimball dão um show. Obviamente, a banda também é excelente e o Speed metal com toques de metal Tradicional fez do Omen uma banda sensacional, mas que não recebeu todo o reconhecimento que merecia.

17)  “Thrashers” – Death Angel / Album “The Ultra Violence” – A banda da Bay Area, formada por cinco primos conseguiu a proeza de fazer uma música com esse nome e que realmente faz jus a ele, sendo um exemplo maravilhoso do que um “Thrasher” pode fazer. O riff inicial é inesquecível, a música é rápida e açoitante, o refrão é típico do estilo (com todos cantando) e as mudanças de ritmo ao longo do tempo são destruidoras, sejam elas diminuindo ou aumentando a velocidade. Uma porrada na orelha sem tamanho!

18)  “Perfect Strangers” – Deep Purple / Album “Perfect Strangers” – O Deep Purple é uma banda histórica e vital na música pesada, mas não serei hipócrita em citar aqui material de uma época que não vivi. Por isso, cito uma música mais “recente” da banda (1984) e que fez parte realmente da minha história no Rock. "Perfect Strangers” é espetacular, guiada pelo teclado de John Lord e com Ian Gillan dando show nos vocais. Uma curiosidade é que o Dimmu Borgir no seu álbum mais recente fez um cover para esta música, que mesmo adaptada ao Black Metal da banda, ficou legal...

19)  “Innocence” – Silent Cry / Album “Remembrance” – Esta banda mineira conseguiu o feito, na minha humilde opinião, de fazer a música mais bonita de Doom/Gothic Metal que já ouvi na vida! Seguindo a fórmula básica de vocais femininos / vocal masculino gutural, banda conduz uma faixa que alterna a beleza de linhas de piano/teclado com as guitarras, mesclando melodia e peso de maneira ímpar. 
  
20)   “Immortal Cessation” - Incantation / Album “Onward to Golgotha” – Esta música contem a parte rápida mais foda já feita por uma banda de Death Metal. O riff é espetacular, executado na velocidade da luz! Pena que essa parte é tocada apenas 2 vezes, após cada refrão (?) , mas é devastadora, maravilhosa e fuderosa. Só isso já vale a música, apesar do restante também ser muito bom.

Por enquanto, é isso. Em breve posto a parte 3!  

Comentários

  1. nOSSA , mta sacanagem tu naum postar o resto , vc vao postar so d ano em ano? kk'

    poste as outras partes , ou pelo menos coloke o nome do restoi das 100 musicas pleasee..XD
    vlw , blog doido!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas